A principal etapa é a fonte chaveada de 400V com uma etapa de realimentação que a desliga se a tensão estiver acima de determinado ponto e a liga se estiver abaixo, resultando numa fonte establilizada que varia poucos volts nesses 400V, para uma entrada que varie de 7V a 12V.
A próxima etapa tem o Tubo Geiger sob estes 400V que gera pulsos acoplados a transistores via capacitor devido a alta tensão e que aciona um Sonalarme Dinâmico de 16R via transistores em Ponte, o que resulta em estalos de som bastante altos.
A última etapa trata-se de um Atmega 8 que processa o tempo entre esses pulsos e mostra o resultado num display. Pode-se escolher o CPM, uR/h ou uSv/h. Aqui eu consegui medir 20uR/h.
Esse tubo Geiger possui um anodo bastante comprido e emite lampejos de luz muito fracos no local da incidência da radiação, podendo ser nas extremidades ou mais no centro, mas que não podem ser vistos com câmeras comuns de celulares. Outro detalhe é que esse anodo é um pouco solto mecanicamente perto do catodo, dando para ouvir pequenas batidas quando chacoalhado, acredito que seja para evitar vícios de alta tensão...
Os testes foram feitos numa matriz de contatos e utilizando um detector de fumaça iônico com amerício que gera radiação Alfa e Gama, sendo esta última detectada pelo tubo.
O vídeo do projeto funcionando está aqui:
Já o programa do microcontrolador está aqui:
https://drive.google.com/file/d/1svvUf8Xa0nnwWXEFK88MnbQB6JFgFAj_/view?usp=sharing

Comentários
Postar um comentário